O Instagram introduz a ‘Conta de Adolescente’ no Brasil
O Instagram implementou no Brasil a função ‘Conta de Adolescente’, voltada para jovens entre 13 e 17 anos. Essa nova configuração visa trazer mais segurança e controle para os adolescentes e seus pais na plataforma.
Principais mudanças com a ‘Conta de Adolescente’
Agora, os perfis de jovens usuários menores de 18 anos serão configurados automaticamente como privados. Isso significa que novos seguidores precisarão de aprovação, e o conteúdo do perfil não será visível para não seguidores. Além disso, os adolescentes só poderão receber mensagens de pessoas que seguem e terão restrições em marcações e menções.
Restrição de mensagens e notificações noturnas
As mensagens diretas só poderão ser enviadas por pessoas que o adolescente segue. Além disso, notificações noturnas serão silenciadas entre 22h e 7h para evitar interações durante horários impróprios.
Supervisão dos pais e limitação de conteúdo sensível
Para menores de 16 anos, a conta será privada para todos os usuários, com necessidade de autorização dos pais para alterar as configurações. Os pais de jovens entre 16 e 17 anos poderão ativar a supervisão para maior controle. Além disso, haverá restrição de conteúdo sensível e limitação de tempo de uso da plataforma.
‘Central da Família’ e funcionalidades para os pais
O Instagram lançou o ‘Central da Família’ em 2022, que permite aos pais gerenciar o uso da rede social pelos filhos. Essa ferramenta não será afetada pela introdução da ‘Conta de Adolescente’. Os pais podem verificar o tempo de uso, contas seguidas e seguidores dos adolescentes, bem como receber notificações sobre atividades reportadas.
Conclusão
A nova funcionalidade ‘Conta de Adolescente’ do Instagram representa um avanço na proteção e segurança dos adolescentes na plataforma. Com controles mais rígidos e a possibilidade de supervisão dos pais, a iniciativa visa promover um ambiente online mais saudável e seguro para os jovens usuários.