Por que o ‘Não Me Perturbe’ não funciona para todas as ligações de telemarketing?
Desde 2019, a Anatel disponibiliza o serviço ‘Não Me Perturbe’, que permite bloquear chamadas abusivas de telemarketing. No entanto, muitas empresas não aderiram à plataforma e conseguem burlar os filtros da Anatel, resultando em chamadas indesejadas para os usuários inscritos no serviço.
Por que isso acontece?
Segundo especialistas, empresas de vendas, marketing e até mesmo golpistas ignoram o cadastro no ‘Não Me Perturbe’ e utilizam práticas como spoofing para evitar possíveis punições da Anatel.
Como se proteger?
Para evitar ligações de telemarketing de empresas não participantes do ‘Não Me Perturbe’, é recomendado efetuar o bloqueio diretamente no celular através de aplicativos específicos. Além disso, é importante registrar o nome do prestador de telemarketing e o número da chamada, para relatar possíveis irregularidades às empresas e à Anatel.
Novo sistema de identificação de empresas
Uma medida em fase de implementação no Brasil é o programa ‘Stir Shaken’, que visa autenticar a identidade do chamador e aumentar a segurança das comunicações telefônicas. Essa solução exibirá no celular do consumidor não apenas o número, mas também o nome da empresa, sua logomarca e o motivo da ligação, permitindo ao usuário escolher se deseja atender.
O que fazer por enquanto?
Enquanto o ‘Stir Shaken’ não está completamente em vigor, é recomendado bloquear ligações indesejadas diretamente no celular e reportar às empresas e à Anatel eventuais problemas com chamadas de telemarketing. O cadastro no ‘Não Me Perturbe’ é gratuito e pode ser feito pelo site naoperturbe.com.br.
Conclusão
Proteger-se das ligações de telemarketing mesmo inscrito no ‘Não Me Perturbe’ é um desafio, pois nem todas as empresas aderiram à plataforma e algumas conseguem burlar os filtros. No entanto, com medidas como o ‘Stir Shaken’ em implementação, os consumidores terão mais controle sobre as chamadas recebidas e poderão evitar a exposição a práticas abusivas e fraudulentas.